BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

ATIVIDADE AGRÍCOLA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

As atividades agrícolas em tempos de coronavírus não param, sendo assim, algumas medidas são muito importantes e precisam ser colocadas em prática na rotina das fazendas.

Diante do avanço do surto do novo coronavírus (Covid-19), já classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as notícias para prevenção não param de surgir.

Elas são simples, muito eficazes e precisam ser seguidas para preservar a saúde de quem vive, trabalha na propriedade e de toda sociedade.

O que uma fazenda pode fazer para se preparar? Confira a seguir algumas ideias:

COVID-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.  O novo nome é retirado das palavras “corona”, “vírus” e “doença”, com 2019 representando o ano em que surgiu, por isso, COVID-19

Uma questão importante é que essa doença, se espalha muito rápido. Então, mesmo sem ter casos suspeitos no campo, os moradores e funcionários da fazenda precisam ter bastante cuidado.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as medidas aplicadas define diretamente questões sobre o isolamento social, mas as atividades da fazenda não param, pois, a cadeia de produção e comercialização de alimentos deve permanecer sem modificações, assim como outros serviços essenciais.

Sendo assim, algumas medidas de prevenção precisam ser adotadas na fazenda.

CORONAVÍRUS E A ATIVIDADE AGRÍCOLA

O Coronavírus, não vem afetando somente a área de saúde, mas também, o mercado financeiro.

Um dos mercados financeiros mais afetados é das commodities, ligadas diretamente ao agronegócio, por isso, o produtor rural deve ficar informado nesse momento de crise.

Algumas commodities agrícolas, como soja, milho e café registraram valorizações influenciadas pela demanda aquecida, estoques baixos e manutenção do câmbio alto.

Em contrapartida, outros produtos do agronegócio registram perdas e descartes devido ao coronavírus, as frutas, por exemplo, exportadas para países como União Europeia e Estados Unidos eram feitas basicamente em porões de voos de passageiro, os quais estão praticamente indisponíveis no momento.

No Brasil, o fechamento de restaurantes, bares e feiras livres reduziu significativamente a demanda por hortaliças, resultando no descarte de produtos que tiveram baixo desempenho nas vendas.

COMO PREPARAR A FAZENDA EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

Veja as recomendações para evitar o contágio do novo coronavírus na fazenda:

1- Mantenha o acesso de visitas restrito, permitindo apenas a entrada de pessoas necessárias. Cancele as visitas, o objetivo é evitar ao máximo a circulação de pessoas na fazenda.

2- Oriente sobre a lavagem das mãos regularmente. É importante garantir que as mãos estejam higienizadas de maneira adequada. Além de usar bastante sabão e água corrente. Vale, ainda, usar álcool gel.

3- Distribuição de álcool gel conforme necessidade. Sempre oriente seus funcionários a desinfetarem as mãos e superfícies de equipamentos, tratores, e equipamentos que forem compartilhados.

4- Explique a importância de manter distância de pelo menos um metro de cada pessoa. Evitar cumprimentar formalmente com as mãos e não tocar em celulares e outras superfícies antes de higienizá-las com álcool 70%;

5- É recomendado não dividir caronas nos veículos e nem compartilhar cabines de colheitadeiras, tratores e caminhões. Já os caminhoneiros e outros prestadores de serviços devem permanecer no interior dos veículos durante entrega ou carregamento de mercadorias;

6- Usar de forma individual os objetos. No refeitório além de manter a distância não é permitido compartilhar utensílios como garfo, faca e copo de água;

7- Cuidado ao tossir ou espirrar. A pessoa infectada espalha o vírus por meio daquilo que ela expele. Então, uma dica fundamental é cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.

8- Evitar ao máximo pessoas acima de sessenta anos nos locais de trabalho, pois eles são considerados de alto risco devido o sistema imunológico mais frágil.

9- Afastamento imediato dos funcionários que apresentem sintomas do vírus, como febre, dor de garganta, tosse e falta de ar;

10- Comunique as autoridades de saúde, se houver algum caso suspeito.

CUIDADOS NA COLHEITA DO CAFÉ

O governo do Estado do Espírito Santo lançou uma cartilha para prevenção do novo Coronavírus na colheita do café 2020, com recomendações exclusiva para colheita do café.

Então fique atendo as principais:

  • Os municípios que irão receber trabalhadores de fora devem criar estratégias de triagem para identificar as pessoas com os sintomas do vírus;
  • Os veículos de transporte e trabalho (ônibus, caminhões, vans) devem ser higienizados diariamente com água e sabão. Se possível, também usar água sanitária na limpeza;
  • Evitar que os trabalhadores fiquem a menos de 1 metro de distância uns dos outros;
  • Veículos devem circular com as janelas abertas;
  • Para o transporte de longa distância (chegada de outros estados), deve ser realizada a triagem antes do embarque, isolando pessoas com sintomas de síndrome gripal.
  • Também deve estar disponível álcool em gel 70% ou água e sabão para higienização das mãos e partes expostas, além de máscaras durante o transporte.
  • O pagamento deve ser feito de maneira escalonada ao longo da semana ou do dia, evitando filas e aglomerações;

TECNOLOGIA ALIADA NO SUCESSO DA FAZENDA

Quer uma ajuda para fazer da sua fazenda uma propriedade rentável e que contribui com o crescimento e desenvolvimento do planeta?

Conte com o AGROSLIM e conheça soluções para gestão de fazenda prontas para otimizar processos e atingir os objetivos do seu agronegócio.

Neste momento as fazendas devem se preparar para a possibilidade de tenham poucos funcionários em algum momento da crise. Deve avaliar quais atividades podem ser feitas remotamente e usar a tecnologia para preencher o que for possível.

Para que a agricultura potencialize seu desempenho é fundamental a adoção de tecnologias modernas, que assegurem o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e a oferta de qualidade.

O planejamento é sempre o melhor caminho para obter uma safra lucrativa. Conte com o AGROSLIM para planejar e projetar todas as atividades e os insumos que serão realizados em cada talhão, com ele é possível planejar o custo de cada atividade, com a quantidade e os valores de mão de obra, máquinas e insumos.

O AGROSLIM é um software de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados.

Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.

Comente o que achou: