Atualmente existem várias ferramentas de gestão de fazenda que o produtor rural pode implantar em sua propriedade.
São ferramentas que informam métricas ou medidas, dependendo dos dados que você deseja monitorar nos negócios. Cada uma das ferramentas de gestão ajudam a otimizar os processos de diferentes maneiras, ou seja, atende de forma personalizada as necessidades da fazenda e deste modo, contribuem nas tomadas de decisões.
As 5 ferramentas de gestão que o produtor rural deve conhecer estão diretamente ligadas a boa administração, ao conhecimento e portanto, ao sucesso da fazenda.
Se você deseja saber mais sobre as melhores ferramentas de gestão e como aplicá-las no seu negócio rural continue a leitura.
KPI – KEY PERFORMANCE INDICATOR OU INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO
Essa é uma ferramenta de gestão para medir o desempenho e o sucesso da sua fazenda, ou de qualquer outro negócio. Por meio dessa ferramenta, você consegue entender o que está funcionando e o que não está, e assim, fazer as modificações necessárias para atingir os objetivos.
Os KPIs na agricultura podem ser utilizados na produção, ou no controle de processos e atividades.
São os resultados desses indicadores que mostram se o que produzem na fazenda está pagando as contas ou os deixando ainda mais endividados!
Esses indicadores podem ser utilizados desde o plantio até o controle da qualidade da colheita.
Os KPIs são importantes para:
- Aumentar a produtividade e o lucro
- Economizar tempo
- Tomar decisões
Os indicadores mais utilizados pelos produtores agrícolas são divididos em: KPIs de produtividade, administrativos e financeiros.
KPIs de produtividade:
- Taxa de aumento da produção
- Potencial estimado de produção
- Uso de fertilizante por área
KPIs de administração:
- Idade da plantação
- Quantidade de plantas por hectare
- Número total de plantas
- Eficiência da utilização de mão de obra
KPIs financeiros:
- Rentabilidade
- Monitoramento do fluxo de caixa
- Custos fixos x Custos variáveis
Os KPIs são a forma mais confiável de se representar o desempenho atual da plantação, além disso mantem um histórico da evolução ao longo do tempo.
BSC – Balanced Scorecard
O BSC são Indicadores Balanceados de Desempenho, ou seja, uma metodologia de medição e gestão de desempenho utilizado para aumentar o desempenho de forma estratégica.
Por isso é uma ferramenta facilitadora, como um painel de controle, que ajuda a equipe a se desenvolver para alcançar objetivos comuns. Essa técnica procura a melhoria contínua da fazenda por meio de aprendizado e desenvolvimento.
No BSC, a missão e a estratégia da fazenda são traduzidas em um conjunto de medidas de desempenho. Os indicadores financeiros do BSC permitem conhecer o resultado das decisões passadas, completando-os com indicadores operacionais, ligados, aos processos internos e à capacidade da organização de aprender e melhorar.
O BSC busca traduzir a visão e a estratégia por meio das seguintes perspectivas:
- Finanças: para sermos bem-sucedidos como deveríamos nos posicionar?
- Processos Internos: para satisfazermos nossas metas, em que processos de negócios devemos alcançar a excelência?
- Aprendizado e Crescimento: como sustentar nossa capacidade de mudar e melhorar?
- Mercado: como deveria ser nosso desempenho competir no mercado?
São essas perspectivas do BSC, que orientam o desempenho da fazenda e criam caminhos para melhores resultados. Mesmo com as especificidades do agronegócio, como clima, pragas e doenças, é uma ferramenta que permite avaliar o desempenho e portanto, contribui com o crescimento da propriedade.
PDCA – PLANEJAR, FAZER, VERIFICAR, AGIR
O Ciclo PCDA tem como objetivo fazer a empresa organizar os seus processos de trabalho também visando a melhoria contínua.
PDCA é a sigla para “Plan, Do, Check, Act” que em português significa “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”, em primeiro lugar é utilizado para alcançar uma meta ou solução de um problema
Planejar (Plan) – nessa etapa é possível:
- Determinar a área a ser plantada;
- Verificar as máquinas necessárias;
- Avaliar a quantidade de funcionários necessário;
- Marcar as datas para plantio e colheita
- Identificar a cultura adequada.
Fazer (Do) – nessa etapa é possível:
- Treinar os funcionários;
- Plantar;
- Adubar;
- Pulverizar;
- Controlar a frota.
Verificar (Check) – nessa etapa é possível:
- Identificar os erros operacionais;
- Apontar as falhas mecânicas;
- Observar as ações ambientais como chuva ou seca;
- Verificar os impactos do solo.
Agir (Act) – nessa etapa é possível:
- Melhorar os treinamentos;
- Regular os equipamentos;
- Controlar as pragas;
- Melhorar o sistema de operacional;
- Corrigir o solo
O Ciclo PDCA é uma das ferramentas de gestão do Agronegócio mais versáteis, que pode ser facilmente adaptada para propriedades rurais de diferentes portes.
BI – BUSINESS INTELLIGENCE OU INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
A ferramenta BI (que significa Inteligência de Negócios) abrange todos os setores, da fazenda, ou seja: o financeiro, o operacional e o comercial. O BI é uma ferramenta que cabe perfeitamente na gestão da fazenda e facilita o entendimento das informações para tomada de decisões assertivas.
Essa ferramenta refere-se ao processo de coleta, organização e análise, das informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas para auxiliar na transformação de dados em informações significativas e uteis a fim de analisar os números da fazenda, como por exemplo a quantidade de insumo gasto e a quantidade de produção por hectare.
Uma ferramenta de BI na fazenda permite monitorar o nível de trabalho sendo realizado e com isso, os indicadores vão mostrar o que está sendo executado e, acima de tudo tempo envolvido nas atividades.
Quando esses dados são devidamente analisados e gerenciados, o primeiro ganho que se obtém é justamente a tomada de decisão estratégica.
As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios, resumos e gráficos para fornecer informações detalhadas sobre o estado do fazenda.
SOFTWARE DE GESTÃO PARA FAZENDA
Saber como administrar a sua empresa rural é o segredo para atingir melhores resultados.
Contar com um software para gerir a fazenda é ter a ferramenta mais completa, que engloba todas as outras vistas até agora.
Um software como o AGROSLIM concentra todas as informações para conter os gastos, controlar o estoque, reduzir ou aumentar mão de obra e maquinário e assim, gerar valor ao produto, aumentando a rentabilidade e crescimento da fazenda.
É fundamental saber qual o custo da sua produção, mas apenas saber o custo não é garantia de sucesso na atividade. Ao saber sobre esse custo na verdade, você reúne informações para decisão de ações futuras.
O AGROSLIM ajuda a planejar suas despesas e receitas mês a mês para que você tenha uma visão gerencial e compare: Previsto X Realizado. Assim fica fácil mensurar seus gargalos e tomar decisões para melhorar.
Independente do imprevisto, com o AGROSLIM, de maneira rápida e simples, você enxerga o impacto da mudança e consegue tomar a melhor decisão para sua fazenda.
Entre em contato e saiba mais!