BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

PREPARO E PLANEJAMENTO: 5 DICAS PARA PRÓXIMA SAFRA

Os custos de uma safra causam preocupação para o produtor rural, por isso é bom contar com um planejamento agrícola, que norteia as estratégias e facilita as tomadas de decisão na fazenda.

Durante esse mês de junho o AgroSlim facilitou a jornada do conhecimento,assim, apresentou dicas de Preparo e Planejamento para próxima safra. Chegou a hora de reunir essas informações e tornar o seu planejamento concreto.

O que você deve saber para planejar corretamente a safra 20/21?

Continue a leitura e veja 5 dicas para aumentar seus lucros com o planejamento.

5 DICAS PARA FAZER O PLANEJAMENTO DE SAFRA

Realizar um bom planejamento permite maior assertividade na tomada das decisões. Planejamento como o próprio nome indica é um “plano” a fim de colocar em prática as ações para alcançar os objetivos.

Confira as 5 DICAS PARA FAZER O PLANEJAMENTO correto e aumentar a produtividade:

1 – Solo e Plantio

análise de solo é a principal ferramenta para diagnosticar as condições de fertilidade da terra, ou seja, determinar a quantidade de adubo a ser aplicada para deixá-la mais produtiva.

Siga corretamente a orientação do técnico responsável em relação a quantidade, local e época da análise.

Outro item nesta etapa é o planejamento do plantio, assim como às operações de colheita e as manutenções da lavoura, monitorar a operação de plantio é importante para garantir a qualidade.

2 – Produtos agrícolas

O valor investido na compra de produtos agrícolas representa o maior custo da produção na safra, consequentemente, merece todo preparo e planejamento.

Invista em sementes de alta qualidade para evitar prejuízos e nesta etapa planeje a quantidade de defensivos e fertilizantes que serão necessários;

Para algumas pessoas, esse planejamento é coisa de outro mundo, mas não precisa ser assim, pois hoje a tecnologia está a nosso favor. Softwares e aplicativos como o AGROSLIM permitem uma ampla visão do estoque e garante uma gestão eficiente.

3 – Máquinas e implementos agrícolas

Organize as operações de manutenção e aproveitamento das máquinas e implementos agrícolas para otimizar seu rendimento operacional e consequentemente, evitar gastos desnecessários.

Na fase de planejamento da próxima safra estude o uso do maquinário: pense na logística, paradas e pontos de manobra. Isso ajuda a reduzir os custos com combustível.

4 – Comparar safras anteriores: acertos e erros

Mantenha um histórico das safras anteriores para conhecer bem sua propriedade e comparar custos e produtividade.

Reveja o que foi feito em cada talhão, como foi feita a correção do solo e quais fora as pragas e os defensivos utilizados.

Os erros cometidos nas safras anteriores devem ser observados e corrigidos na próxima safra, o conhecimento é um forte aliado durante o preparo e planejamento. E os acertos podem ser melhorados.

5- Contar com um sistema de gestão de propriedades rurais.

Um sistema de gestão como o AgroSlim é uma ferramenta que auxilia o produtor rural em todas as etapas de produção, inclusive no planejamento de safra.

Um software consegue reunir todas as informações que são relevantes nesse momento, como controle financeiro, estoque, pedidos de compra, contratos de venda, aplicação de insumos, controle de grãos e de pessoal, orçamentos e muito mais.

PROGRAMAS DE CRÉDITO RURAL

Conhecer os programas de crédito rural pode facilitar suas condições de trabalho. Utilizar essas linhas de crédito pode ser o investimento certo para crescer e aumentar a produtividade.

Existem diversos programas, com requisitos e objetivos específicos, que pretendem ajudar desde o pequeno e médio agricultor.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou durante a apresentação do plano safra que: “A agropecuária é uma atividade nobre. Acredito que agora, depois de enfrentarmos essa pandemia, nós, brasileiros, saberemos valorizar mais quem está no campo e faz chegar à nossa mesa comida farta e de qualidade”.

Justamente para beneficiar pequenos e médios produtores rurais foram destinados R$236,3 bilhões à agricultura neste plano safra.

Existem 3 modalidades de crédito rural:

  • Custeio: são aqueles que serão utilizados para cobrir despesas dos ciclos produtivos, como a compra de insumos ou custos com a fase de colheita;
  • Investimento: são aqueles feitos em serviços ou bens duráveis, que trarão retorno ao longo de muitos anos;
  • Comercialização: servem para bancar os custos após a colheita, como por exemplo o armazenamento nos períodos de quedas de preços.

O programa mais conhecido é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, esse recurso dispõe de microcréditos que podem ser utilizados por agricultores familiares e assentados pela reforma agrária.

Através deste programa o agricultor recebe o recurso para desenvolver a sua atividade rural com uma taxa de juros inferior ao que se pratica no mercado bancário.

PLANEJAMENTO DA SAFRA COM AGROSLIM

Para manter sua fazenda uma propriedade lucrativa conte com um software para gerir a fazenda. Saber como administrar a sua empresa rural é o segredo para atingir melhores resultados.

Para ter informações rápidas em qualquer local, você precisa de tecnologias que permitam, que os dados estejam em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.

Agroslim chegou para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor.

Alguns benefícios da utilização de um sistema de gestão de estoque como Agroslim:

  • redução nos erros de lançamento;
  • acesso a todos os dados;
  • facilidade de cálculos;
  • leitura imediata do inventário;
  • disponibilidade de dados para o planejamento;
  • controle dos custos de insumos na produção.

Entre em contato para saber mais!

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *