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PREPARO E PLANEJAMENTO: COMERCIALIZAÇÃO DA SAFRA

A comercialização da safra de milho e soja geram desafios e dúvidas para os agricultores na hora de vender os grãos.

O preparo e planejamento dessa etapa é tão importante quanto realizar um bom plantio e conduzir bem uma lavoura, pois ele está associado ao lucro obtido e, principalmente à cobertura de gastos.

A produção de milho no Brasil, juntamente com a soja, contribui com cerca de 80% da produção de grãos no Brasil. E alguns critérios e estratégias devem ser seguidos nesse processo para garantir o lucro.

Para superar os desafios enfrentados na hora da venda, entender o processo de negociação do milho e da soja, conhecer as modalidades de vendas desses grãos e aumentar seus lucros, continue a leitura!

COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS: DESAFIOS DO PRODUTOR

Os custos de uma safra causam preocupação para o produtor rural, por isso é bom contar com um planejamento agrícola, que norteia as estratégias e facilita as tomadas de decisão na fazenda, desde o plantio até a comercialização.

O processo de comercialização da safra começa, na verdade, muito antes do início da colheita ou mesmo do plantio.

O primeiro desafio enfrentado pelo produtor é geralmente a compra dos insumos. O valor investido na compra de produtos agrícolas representa o maior custo da produção na safra, por isso, merece todo preparo e planejamento.

Realizar essa compra à vista requer uma elevada quantia de dinheiro e a maioria dos produtores não tem disponível. O que acontece então é uma negociação entre o produtor que compromete uma parte de sua colheita futura e o vendedor que realiza a venda e recebe na colheita. Sendo assim, a comercialização da nova safra começa tão logo o agricultor terminou de colher a safra anterior.

Outro desafio é armazenar os grãos colhidos para esperar os melhores preços do mercado. As deficiências no sistema de armazenagem obrigam o produtor a vender quase a totalidade de sua safra no momento da colheita, quando os preços são mais baixos e os fretes mais elevados, pois quanto mais produtores produzem aquele grão (maior oferta), menor acaba sendo o preço de venda.

Seria de grande vantagem retardar a venda para um período de entressafra que os preços tendem a subir e os fretes a cair.

AGRICULTURA E A PANDEMIA

O agronegócio brasileiro contribuiu pelo terceiro mês consecutivo, com a alta do PIB, mesmo nessa pandemia. O avanço foi de 0,94%, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Entre os elementos que propicia alta produção na agricultura, destacam-se:

  • Desenvolvimento de sementes adequadas a cada região, resistentes às doenças;
  • Tratamento científico dos solos;
  • Sistema inovador de plantio direto;
  • Intensa mecanização da lavoura
  • E a tecnologia como sistemas de gestão.

Por outro lado, o aspecto da comercialização da produção não acompanha o mesmo desenvolvimento contemplado no campo. Assim, quanto mais informado, maiores suas chances de fazer as melhores negociações. E conte com um consultor de confiança que indique, por meio de sua experiência e análise do cenário atual, qual é o melhor momento para se efetuar a venda dos grãos.

MILHO: PRODUÇÃO E MERCADO

A produção brasileira de milho em grãos tem dois destinos. Primeiro, o consumo no estabelecimento rural, refere-se àquela parcela do milho que é produzida e consumida no próprio estabelecimento, destinando-se ao consumo animal em sua maior parte e ao consumo humano.

Segundo a oferta do produto no mercado consumidor, onde tem-se fluxos de comercialização direcionados para fábricas de rações, indústrias químicas, mercado de consumo in natura e exportações, quando é o caso.

A comercialização antecipada da safra 20/2021 do milho registrou avanço e chegou a 28,2% da produção, superando recorde anterior, de 12%.

Os especialistas recomendam que o produtor acompanhe os principais países produtores de milho para compreender os reflexos da comercialização, dos preços e do mercado no Brasil.

SOJA: E O MERCADO FUTURO

A soja é uma das principais commodities comercializadas. Sendo assim, existem vários mercados possíveis de comercialização, como existem vários fatores que influenciam esses mercados.

As negociações de mercado futuro são para garantir o patamar de preços em um momento que o produtor considera bom. Os sojicultores utilizam o mercado futuro para garantir os custos de produção como forma de se capitalizar para investir na lavoura. O Hedge é a linha-mestre desse tipo de negociação, tem o objetivo de proteger o valor de um produto em uma data determinada. A chamada “trava”. É uma forma de o produtor se garantir de volatilidades ou de um cenário de perdas de preços. Por ser uma negociação que envolve bolsa de valores, os riscos são mais altos, dependendo da aposta do produtor.

Para acompanhar o mercado, quando se trata do preço da soja, o produtor precisa avaliar os reflexos que a briga entre China e EUA podem trazer para o Brasil.

ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO: COMO TER MAIS LUCROS

Essa pandemia e os efeitos que causou em toda a economia global deixou o cenário intensamente incerto, o que preocupa a todos, inclusive os produtores rurais.

Essa situação exige melhor gestão da fazenda e estratégias certas para a comercialização dos grãos para alcançar mais lucros.

As modalidades de vendas são:

 Barter: significa “troca”, esse tipo de negociação acontece com antecedência, se troca produtos agrícolas, como soja, milho e trigo, por insumos, sementes, fertilizantes, e o pagamento é feito com a entrega do grão após a colheita. O número de sacas a serem entregues é acertado antecipadamente, estimando quantas serão necessárias para cobrir os custos dos insumos e os juros do empréstimo.

Venda antecipada: fixa o preço por meio de contratos futuros, nessa modalidade o produtor negocia os grãos com alguma cooperativa ou empresa e “trava” preços. Normalmente entrega fisicamente o produto.

Venda a fixar: nessa modalidade o comprador antecipa o pagamento, contudo são descontados juros até a entrega dos grãos. A diferença entre o valor antecipado e os juros aplicados vira a remuneração do produtor rural. Essa modalidade não é muito indicada, pois não dá muito lucro ao produtor.

Tradings e Corretoras: são as instituições que vão ser responsáveis pela negociação tanto nacional quanto internacional. Elas vão facilitar os processos de negociação e chegar a alternativas boas para os produtores e compradores. Contudo, elas cobram uma porcentagem para isso.

SOFTWARE DE GESTÃO PARA AUMENTAR OS LUCROS

Um software de gestão contribui no preparo e planejamento agrícola e com indicadores e métricas aponta os números da sua safra. Com ele você sabe exatamente quanto gastou e quanto produziu em cada talhão e terá mais segurança na tomada de decisão no momento da venda.

Especialistas defendem que saber a hora certa de negociar depende menos de especulação e mais de gestão, assim, ter controle de custos e previsão de receitas futuras ajudam a elevar a lucratividade da produção de grãos

Uma propriedade rural é uma empresa e precisa ter produção, administração e vendas.

Agroslim chegou para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor. Dessa forma, fica muito fácil calcular os custos de produção, assim, como o preço unitário do produto.

Não esqueça de se planejar em todos os aspectos importantes, leia mais sobre Preparo e Planejamento.

Entre em contato para saber mais!

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