O planejamento da soja contribui para uma melhor negociação dos insumos, preparo adequado do solo e acima de tudo, manejo correto, o que resulta em uma colheita produtiva.
Durante as fases de produção da soja, todas as etapas do processo devem ser bem planejadas e executadas evitando prejuízo, sendo assim, na agricultura a dica de ouro é: fazer o certo e na hora certa.
Para orientar os produtores, neste período de pré-semeadura, reunimos algumas orientações técnicas desde o planejamento da temporada, cuidados com insumos e atenção ao manejo, a ideia é trazer dicas para que o sojicultor se prepare e consiga ter uma temporada ainda melhor que as anteriores. Continue a leitura e confira!
SOJA: PREPARO E PLANEJAMENTO
Aproxima-se a época de plantar a soja. O agricultor está esperançoso devido as boas perspectivas e valores da safra, contando sempre com a promessa de bons lucros na comercialização da produção.
Segundo as últimas notícias o Brasil deve começar o plantio de soja 20/21 com mais da metade da safra vendida. A venda antecipada, em primeiro lugar, dá segurança ao produtor na realização de investimentos e ampliação da área semeada.
A semeadura da soja para safra de verão 2020/2021 poderá ser feita em setembro/outubro após as chuvas, porque o solo tem que estar úmido para receber as sementes do grão.
Uma das principais causas que os agricultores não conseguem plantar no período correto são as condições climáticas, como o atraso das chuvas ou excesso delas.
A soja é uma planta extremamente sensível, por este motivo, o período da semeadura afeta diretamente sua produtividade. Existem outros fatores que afetam a produtividade, como as intempéries climáticas, que fogem do controle humano, no entanto, alguns processos podem ser diagnosticados antecipadamente, contribuindo para o planejamento da produção, veja a seguir quais são eles.
PROCESSOS QUE AFETAM A PRODUTIVIDADE DA SOJA
Realizar um bom planejamento permite maior assertividade na tomada das decisões. Além disso, para aumentar a capacidade de produção o agricultor deve atentar se a fatores como:
ANÁLISE E PREPARAÇÃO DE SOLO
A análise de solo é a principal ferramenta para diagnosticar as condições de fertilidade da terra e determinar a quantidade de adubo a ser aplicada para deixá-la mais produtiva. Siga corretamente a orientação do técnico responsável em relação a quantidade, local e época da análise.
A calagem é um exemplo de correção da terra, primordial para que as plantas possam absorver os fertilizantes do solo, pois não adianta colocar litros de adubo em um solo excessivamente ácido.
De acordo com as informações da Embrapa, com os resultados das análises de terra pode-se elaborar um programa de preparação do solo com adubação e calagem, pois é possível determinar as quantidades de nutrientes que o solo será capaz de fornecer às plantas e qual a quantidade de adubos e calcário que deverá ser aplicada.
ÉPOCA CERTA PARA PLANTIO
A época de plantio pode ocorrer em diferentes períodos do ano, de uma região para outra, a época mais adequada é aquela que oferece condições climáticas favoráveis.
Estar com tudo pronto (solo de qualidade e equipamentos regulados) para começar o plantio na data certa é outro passo para garantir o sucesso da sua safra.
O calendário agrícola é uma ferramenta que ajuda na organização e no controle de datas e períodos mais condizentes com a região e o clima em que a produção está inserida.
MANEJO NA LAVOURA
A alta produtividade na lavoura e a busca pela quantidade de sacas por hectare são os maiores desejos dos agricultores. Mas, para alcançar esses objetivos são necessários executar com qualidade cada etapa do processo.
Uma lavoura de soja demanda uma série de cuidados, que, embora simples e de fácil execução, são indispensáveis para promover a continuidade do desenvolvimento, devendo ser realizados em tempo hábil.
O manejo consiste em controlar/cuidar da lavoura, com:
- uma boa palhada;
- tratamento da semente;
- nutrição via solo e foliar;
- controle de pragas e doenças.
PRODUTOS AGRÍCOLAS
O valor investido na compra de produtos agrícolas representa o maior custo da produção na safra, por isso, merece todo preparo e planejamento.
Invista em sementes de alta qualidade para evitar prejuízos e nesta etapa planeje a quantidade de defensivos e fertilizantes que serão necessários;
Com o passar dos anos, os produtores rurais estão fechando a compra de insumos agrícolas (sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes, entre outros) cada vez mais cedo, o que garante uma boa negociação.
Para algumas pessoas, esse planejamento é coisa de outro mundo, mas não precisa ser assim, pois hoje a tecnologia está a nosso favor. Softwares e aplicativos como o AGROSLIM permitem uma ampla visão do estoque e garante uma gestão eficiente.
CHECKLIST DA PRODUÇÃO DA SOJA
O potencial produtivo da soja depende de alguns fatores, os que não dependem da capacidade humana, não tem como interferir. Porém, aqueles que dizem respeito ao operacional devem ser executados corretamente. Veja a seguir o checklist da produção da soja:
- Meio ambiente: incidência de luz solar, temperatura e clima;
- Técnicas adequadas de cultivo: velocidade de semeadura, controle de pragas e doenças, sistema de plantio e cultivares;
- Cuidados com os fatores físicos do solo: densidade do solo, umidade, textura e localização;
- Fatores químicos do solo: combate a acidez, ajustar os macro e micronutrientes e análises;
- Fatores biológicos: teor de matéria orgânica, atividade microbiana, inoculação adequada;
- Calma e assertividade na execução das tarefas.
PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA
A agricultura do país expandiu, se modernizou e o Brasil se tornou uma potência no agro. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o agronegócio é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e 20% dos empregos no país. O Brasil exporta para mais de 200 países e 1,5 bilhão de pessoas têm algum alimento no seu prato que vem da nossa agropecuária.
O Brasil apresenta uma agricultura bastante diversificada, graças as condições favoráveis como solo e clima. Isso coloca o Brasil na frente de outros países produtores.
Nós somos o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas. E ainda temos um cenário promissor para os próximos dez anos, apesar da ocorrência da pandemia do Covid-19, que afetou a economia nacional e atingiu algumas atividades agropecuárias, como as das hortaliças, frutas e leite.
Segundo pesquisas, na próxima década, a produção de grãos do Brasil deverá aumentar 27%. Os dados constam das Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30. O estudo é realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB).
SOFTWARE AGRÍCOLA PARA LUCRAR MAIS
Não importa o tamanho da sua propriedade, ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados, contarão com mais agilidade e segurança. Terão ainda, um custo de execução menor, aumentando sua lucratividade.
Utilizar a tecnologia torna tudo mais rápido e mais simples!
O setor agrícola tem uma grande área de abrangência, considerando que o produto dos agricultores exige atenção em diferentes etapas. Sendo assim, a tecnologia se torna uma grande parceira para gestão e planejamento.
Para ter informações rápidas e acessíveis em qualquer local, você precisa ter acesso a tecnologias que permitam, que os dados estejam em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.
Conheça o AGROSLIM um software de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados.
Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.