A agricultura brasileira tem destaque no cenário mundial, pela sua grande produtividade e diversidade, além de ser uma das principais bases da economia do país.
Durante as fases de produção da fazenda, todas as etapas do processo devem ser bem planejadas e executadas evitando prejuízos.
Na agricultura a dica de ouro é: fazer o certo e na hora certa, por isso, o produtor precisa então, estar atento a fatores como:
- análise e preparação de solo
- regulagem de equipamentos
- escolha da cultura
- época certa das operações
- uso adequado de fertilizantes e insumos, sempre observando a relação custo x benefício
- monitoramento da lavoura
Cada etapa deve ser bem planejada e não pode simplesmente ser feita por “achismos”, assim, é necessário um sistema de gestão de fazenda que concentre todas as informações além de, um técnico recomendado e de conhecimento da cultura implantada.
Não importa o tamanho da sua propriedade, ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados, contarão com mais agilidade, segurança e terão um custo de execução menor e, consequentemente, uma maior organização da propriedade e do processo.
Utilizar a tecnologia torna tudo mais rápido e mais simples!
Se você quiser entender mais sobre esse assunto e como podemos te ajudar, recomendo este texto.
ANALISE E PREPARAÇÃO DE SOLO
A análise de solo é a principal ferramenta para diagnosticar as condições de fertilidade da terra e determinar a quantidade de adubo a ser aplicada para deixá-la mais produtiva. Siga corretamente a orientação do técnico responsável em relação a quantidade, local e época da análise.
A calagem é um exemplo de correção da terra, primordial para que as plantas possam absorver os fertilizantes do solo, pois não adianta colocar litros de adubo em um solo excessivamente ácido.
De acordo com as informações da EMBRAPA, com os resultados das análises de terra pode-se elaborar um programa de preparação do solo com adubação e calagem, pois é possível determinar as quantidades de nutrientes que o solo será capaz de fornecer às plantas e qual a quantidade de adubos e calcário que deverá ser aplicada,
REGULAGEM DE EQUIPAMENTOS
Os equipamentos e implementos agrícolas precisam estar disponíveis na hora certa para realização das atividades na fazenda. A manutenção e regulagem deve estar em dia para o sucesso da produtividade.
A manutenção preventiva dos equipamentos é sempre a mais indicada, utilizada como uma forma de prevenir danos e atrasos no meio de uma operação, além de ser mais econômica.
De acordo com o portal máquinas agrícolas é possível fazer uma boa manutenção preventiva verificando os itens abaixo conforme as horas trabalhadas:
Imagem: Portal Máquinas Agrícolas
ÉPOCA CERTA PARA PLANTIO
A época de plantio pode ocorrer em diferentes períodos do ano, de uma região para outra, a época mais adequada é aquela que oferece condições climáticas favoráveis.
Estar com tudo pronto (solo de qualidade e equipamentos regulados) para começar o plantio na data certa é outro passo para garantir o sucesso da sua safra.
O calendário agrícola é uma ferramenta que ajuda na organização e no controle de datas e períodos mais condizentes com a região e o clima em que a produção está inserida.
Imagem: Fertilizantes Heringer
USO ADEQUADO DE FERTILIZANTES E INSUMOS
É sabido que a adubação é uma das partes mais caras no cultivo da plantação, afinal é ela quem fornecerá os nutrientes quem faltam para que as plantas possam crescer de forma saudável e com grande Produtividade.
Cada fase do ciclo de vida de uma planta requer um tipo certo de adubação, por isso o adubo certo deve ser usado na hora certa.
A adubação deve ser feita quando as plantas necessitam dos nutrientes e deve ser feito de modo específico, de acordo com a necessidade.
Geralmente, durante o crescimento de uma planta, é preciso de uma quantidade equilibrada de nitrogênio, fósforo e potássio. Já na floração é preciso aumentar o fósforo e reduzir o nitrogênio. Então você agricultor precisa sempre da consultoria e assistência do agrônomo para fazer a escolha certa.
Um exemplo de fertilizante muito utilizado na adubação é a ureia, tem a maior concentração de nitrogênio. A aplicação de forma incorreta pode ocasionar enormes perdas de Nitrogênio no solo impactando na sua lavoura. Sempre importante seguir a orientação técnica.
PULVERIZAÇÃO CONFORME NECESSIDADE
Não tem como fugir da pulverização, qualquer que seja sua área cultivada, em algum momento será necessário a aplicação de algum tipo de agrotóxico, pois é quase impossível que, durante o ciclo de produção, a cultura não seja atacada por doenças, pragas e plantas invasoras
A proteção da lavoura contra pragas, doenças e insetos e a disponibilização de nutrientes para as plantas estão entre as principais práticas para assegurar a produtividade no campo, fique atento para o momento certo.
Um ponto importante e que deve-se ter um cuidado especial é com os colaboradores, no uso de EPIs e Treinamentos. Todo o sucesso do negócio está diretamente proporcional a qualidade da equipe.
MONITORAMENTO DA LAVOURA
Acompanhar o desenvolvimento da lavoura e conhecer suas características é fundamental para observar falhas, início de doenças, focos de pragas e infestações e assim, ter tempo de corrigir, sem comprometer com a produção e qualidade final do produto.
Acompanhe e monitore também, as operações que estão sendo desenvolvidas na lavoura, evitando erros, desperdícios e garantindo que tudo está sendo realizado na hora certa.
COLHEITA NA HORA CERTA
A colheita é o momento mais aguardado pelo dono do cultivo, a expectativa é saber se o resultado final do cultivo será de qualidade e lucratividade ou se ainda faltou alguma coisa durante o processo para uma colheita melhor.
A colheita precisa ser feita na hora certa e de forma correta, então precisa ser planejada com antecedência, de modo a garantir tudo que será necessário para aquele período.
Assim, todas as etapas devem estar garantidas, como a implantação da cultura, até o transporte, secagem e armazenamento dos grãos.
Quando falamos de colheita e do processo final, o agricultor deve sempre pensar e ter um cuidado especial na comercialização da sua safra, uma vez que todo o processo foi bem feito está na hora da recompensa e a comercialização é uma etapa fundamental para a sustentabilidade do negócio.
Com as diversas possibilidades de comercialização futura e trocas, é necessário que o produtor tenha o conhecimento do seu custo e dos seu processo e assim, garantir a possibilidade de realizar essa última etapa da safra de maneira eficiente.
EMPREGO DE TECNOLOGIAS ATUAIS
O investimento em soluções de gestão de fazenda não deve ser visto como um gasto a mais, pelo contrário, deve ser escolhido na certeza que todos os processos serão otimizados, protegidos e integrados.
De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, cada 1% investido em TI causa um aumento de 7% no lucro de cada empresa bienalmente.
Essa estatística é o resultado de todas as melhorias causadas por soluções de gestão dentro da empresa, que tornam os processos mais rápidos e assertivos.
O planejamento é sempre o melhor caminho para obter uma safra lucrativa. Conheça o AGROSLIM para planejar e projetar todas as atividades e os insumos que serão realizados em cada talhão, com ele é possível planejar o custo de cada atividade, com a quantidade e os valores de mão de obra, máquinas e insumos.
O AGROSLIM é um software de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados. Um software de gestão pode auxiliar no que é mais importante na agricultura, o FAZER CERTO NA HORA CERTA, sem perder tempo e números por não ter as informações importantes na pama da mão.
Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.
Tenha uma GRANDE GESTÃO, Independente do SEU TAMANHO.