BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

COLHEITA DA SOJA: 3 DICAS PARA EVITAR PERDAS

A colheita da soja é o momento mais aguardado pelo dono do cultivo, a expectativa é saber se o resultado final será o esperado. A colheita da soja precisa ser feita na hora certa e de forma correta. Estar atento ao período de colher a soja garante a qualidade do grão e posteriormente o plantio do milho safrinha no tempo adequado, por isso, o planejamento é o melhor aliado na gestão agrícola.

Acompanhe as 3 dicas para evitar perdas na colheita da soja e aumente seus lucros.

COLHEITA DA SOJA

Planejar uma cultura, do plantio até a colheita, envolve muitas etapas e uma relação de sintonia com as condições climáticas.

No Brasil, o clima ajudou e o produtores de soja vão colher mais uma safra recorde este ano. E a estimativa da produção da soja foi de 130,3 milhões de toneladas, subindo 0,4% em relação ao mês anterior e 7,2% frente à safra de 2020, atingindo novo recorde na série histórica do IBGE.

Apesar da preocupação estar sempre voltada para o manejo da lavoura em si, como pragas e doenças, outros fatores interferem na produção final, portanto, conheça 3 dicas para evitar perdas na colheita da soja garantindo qualidade dos grãos, alta produtividade e maior rentabilidade.

MOMENTO IDEAL PARA COLHER

Monitorar o momento ideal para colher é fundamental para evitar perdas na qualidade do grão.

A soja está pronta para ser colhida quando atinge o estádio R8, ou seja, nessa fase as plantas estão amareladas, as vagens com aparência velha e seca e as sementes totalmente desenvolvidas.


Estágio reprodutivo da soja. Fonte EMBRAPA.

Durante as fases de produção da fazenda, todas as etapas do processo devem ser bem planejadas e executadas evitando prejuízos, portanto, a dica de ouro é: fazer o certo e na hora certa.

PERDAS NA COLHEITA

Conhecer e planejar a gestão da cultura cultivada são passos para garantir a lucratividade. Veja alguns fatores que causam indiretamente, perdas durante a colheita:

  • Preparo do solo: o solo mal preparado afeta o momento da colheita, caso tenha desníveis e oscilação interferindo na altura do corte da colheitadeira;
  • Semeadura: o plantio em momento errado prejudica o desenvolvimento da planta, além disso, causa baixa estatura ou acamamento nas plantas;
  • Escolha da cultura: cultivares pouco aptas à região desenvolve presença de plantas invasoras, que promove alta umidade na área por maior tempo.

3 DICAS PARA EVITAR PERDAS NA COLHEITA DA SOJA

Conheça os 3 fatores principais, que estão relacionados e devem ser levados em conta, quando se espera a obtenção de uma boa colheita:

1° Atenção ao teor de umidade do grão

Em primeiro lugar, para evitar perdas na colheita de soja fique atendo a umidade.

O teor de umidade está relacionado diretamente com a resistência dos grãos ao dano mecânico, sendo a faixa de umidade de 12 a 15% a ideal para a colheita.

Além disso, o ideal é realizar a colheita da soja no período da manhã, em que a umidade do ar é alta e a temperatura amena.

Fique atento as maiores perdas que são em horários de maior calor e menor teor de umidade do ar.

2° Regulagem correta da colheitadeira

Em segundo lugar, outro fator preocupante na hora de colher é a regulagem da colheitadeira.

Confie em um técnico ou operador da máquina bem preparado para garantir a adequada regulagem e manuseio da colheitadeira.

O trabalho equilibrado entre o molinete, a barra de corte, a velocidade da operação, as ajustagens do sistema de trilha e de limpeza é fundamental para a colheita certeira.

Atente-se que a velocidade da colheitadeira não deve exceder a 5 Km/hora para garantir uma colheita sem perdas.

3° Combate a pragas, doenças e plantas daninhas

Por último, mas de grande importância, o controle de plantas daninhas é um item que merece cuidado durante toda a manutenção da lavoura

Se no momento da colheita, elas ainda persistirem na cultura vão atrapalhar no movimento das máquinas agrícolas, ocasionando o que chamamos de “embuchamento”. Os embuchamentos causam danos e quebras nas peças, lentidão na operação agrícola e, consequentemente, atraso da colheita.

As invasoras ainda fazem com que a umidade continue no grão, contribuindo com a perca de qualidade.

As principais plantas daninhas na lavoura da soja, atualmente é a buva e o capim amargoso, conte com o acompanhamento do agrônomo ou técnico para combatê-las no momento certo com as ações ideais.

Outra praga que merece atenção durante a colheita são as mamonas. O lote de soja que apresentar, por quilograma de amostra, duas ou mais bagas de mamona ou outras sementes de espécies tóxicas em seu estado natural pode ser descartado ou devolvido.

SOFTWARE AGRÍCOLA PARA LUCRAR MAIS

Não importa o tamanho da sua propriedade, ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados, sendo assim, contarão com mais agilidade, segurança e terão um custo de execução menor, aumentando sua lucratividade.

Utilizar a tecnologia torna tudo mais rápido e mais simples!

setor agrícola tem uma grande área de abrangência, considerando que o produto dos agricultores exige atenção em diferentes etapas. Neste caso, a tecnologia se torna uma grande parceira para gestão e planejamento.

Para ter informações rápidas em qualquer local, você precisa ter acesso a tecnologias que permitam, que os dados estejam em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.

Conheça o AGROSLIM um software de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados.

Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.

(texto atualizado em fev de 2021)

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *