BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

JORNADA DO CAFÉ – DO PLANTIO À COMERCIALIZAÇÃO: TRATAMENTO DA FERRUGEM VIA FOLIAR

A produção de café exige muitos cuidados. Desde o plantio até a colheita, a lavoura está sujeita a diferentes doenças, tornando a produção dependente de aplicações de produtos fitossanitários. Dentre as doenças que infectam esta cultura, não só no Brasil, mas em todo o mundo, o tratamento da ferrugem é a mais importante.

O tratamento da ferrugem via foliar nesta época mais chuvosa e quente de novembro e dezembro tem se mostrado muito eficiente.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o manejo de controle e os erros mais comuns no tratamento da ferrugem.

FERRUGEM

É uma doença foliar que apresenta na parte superior da folha manchas marrons (necrose) eventualmente circundadas por halo de cor amarela (clorose) com média de 1 cm a 2 cm de diâmetro.

Fonte: Revista Campo e Negócios

A Ferrugem causada pelo fungo Hemileia vastatrix Berk. et Br., é a principal doença do cafeeiro em todo o mundo. Esta doença causa a queda precoce das folhas e a consequente a seca dos ramos produtivos, antes da época de florescimento do cafeeiro, refletindo negativamente sobre o desenvolvimento dos botões florais, desenvolvimento dos frutos e redução da produtividade do ano agrícola seguinte.

CICLO DA FERRUGEM

O ciclo de evolução da ferrugem, na cafeicultura brasileira, se repete ano a ano facilitando a observação de incidência, infecção e monitoramento.

O período de infecção do fungo ocorre na época mais chuvosa e quente, entre novembro e abril. O “pico” da doença, com maior número de folhas infectadas, acontecendo em julho-agosto. Depois dessa época decai pela desfolha natural e colheita.

PREJUÍZOS

Os prejuízos nas regiões cafeeiras onde as condições climáticas são favoráveis à doença atingem, em média 35% da produtividade. Mas, quando coincidem períodos de estiagem prolongada com alta incidência do fungo, os prejuízos podem ultrapassar 50%.

MANEJO DE CONTROLE 

O uso de cultivares resistentes é o melhor método de controle.

No tratamento da ferrugem via foliar, são usadas formulações fungicidas combinando triazóis mais estrobilurinas, em 2-3 aplicações no ciclo, buscando cobrir o período de infecção da doença.

O tratamento da ferrugem via foliar são pulverizações com fungicidas sistêmicos, triazóis ou suas combinações com outros fungicidas.

O tratamento da ferrugem via foliar deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.

Pensando num método mais prático de controle, no geral, sem as condições climáticas que vão influenciar no manejo, recomenda-se:

  • Novembro: Aplicação do fungicida cúprico
  • Dezembro: Aplicação Triazol + Estrobilurina
  • Janeiro: Aplicação Triazol + Estrobilurina

Recomenda-se efetuar alternância entre fungicidas de contato e sistêmicos. O emprego de fungicidas sistêmicos pode ser via foliar ou via solo. Além disso, a calda viçosa, uma mistura de nutrientes que apresenta efeito fungicida, também é utilizada no controle. Sempre usar produtos que sejam registrados para as culturas.

ERROS MAIS COMUNS

No tratamento da ferrugem via foliar, os erros mais comuns normalmente estão relacionados ao prazo de prevenção.

  • A desatenção é um problema. É necessário que o produtor esteja atento à incidência da doença, percebendo se está havendo aumento da infestação para conseguir agir com o fungicida.
  • Os tratores e implementos mal regulados e pontas de pulverização não aptas à pulverização são outro problema. Muito cuidado, pois é preciso misturar os produtos corretamente na calda e colocar na ordem certa no tanque.
  • Não é correto pulverizar somente o pé do café. Nas lavouras de café trabalha-se com o turbo atomizador, ligado com bastante pressão para o vento direcionar as gotas de fungicida no pé de café. Normalmente a ferrugem se instala onde é mais úmido, nas folhas mais velhas. Então, temos que fazer com que essas gotas cheguem no meio da planta, onde a incidência da doença é maior.

SOFTWARE PARA GESTÃO DA FAZENDA DE CAFÉ

Cada etapa para garantir a fertilidade da lavoura deve ser bem planejada e não pode simplesmente ser feita por “achismos”, assim, é necessário um sistema de gestão de fazenda que concentre todas as informações.

Não importa o tamanho da sua propriedade, ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados. Você terá mais agilidade, segurança e custo de execução menor, consequentemente, aumento da lucratividade.

Um software como o AGROSLIM ajuda a conter gastos, controlar o estoque, reduzir ou aumentar mão de obra e maquinário e assim, gerar valor ao produto, aumentando a rentabilidade e crescimento no mercado em que atua.

O AGROSLIM ajuda a planejar suas despesas e receitas mês a mês para que você tenha uma visão gerencial e compara o previsto X realizado. Assim fica fácil mensurar seus gargalos e tomar decisões para melhorar.

Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato e agende uma demonstração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *