BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

Orçamento Financeiro Bem Feito Reduz Custos na Fazenda

Reduza agora os custos da produção com o orçamento financeiro bem feito. O momento de dedicar energia para elaborar o orçamento financeiro da fazenda é agora!

Saiba que a saúde financeira de uma fazenda é a base de sustentação para os bons resultados, pois, com o orçamento financeiro bem feito é possível também identificar as opções para reduzir os custos dos processos e da produção e, assim, elevar o lucro.

Você sabe qual o saldo da sua fazenda? Quanto tem de lucro ou dívida? Leia o texto para saber como fazer um planejamento financeiro da sua fazenda e ter as respostas para essas perguntas.

O QUE QUEREMOS DIZER COM SAÚDE FINANCEIRA?

Saúde financeira é ter uma boa programação de entradas e saídas, desde o curto prazo até o longo prazo, priorizando o pagamento dos custos e despesas operacionais, os financiamentos e os investimentos da fazenda.

Você precisa saber o lucro, a rentabilidade e o custo da fazenda e então saberá como está a saúde financeira da fazenda.

MAS AFINAL, O QUE É ESSE TAL DE ORÇAMENTO FINANCEIRO?

Bom, orçamento financeiro, nada mais é do que a programação ou o planejamento de ter em caixa o que será necessário para arcar com os pagamentos do dia a dia da fazenda, quando for requisitado o recurso.

O setor agrícola tem uma característica muito particular, pois o ciclo operacional é extenso, começando com pagamentos, para depois, no fim do período, ter a colheita e esta ser vendida para cobrir o desembolso do período.

Algumas ações podem ser tomadas em relação à administração do Caixa:

  • deixar em Caixa os recursos necessários, oriundos da venda da Safra anterior;
  • deixar estocada a produção e ir vendendo conforme necessário;
  • contratar Custeio Agrícola para pagar no final da Safra, com sua venda;
  • fazer trocas com a Cooperativa ou fornecedores, em sacas de produção, da sua necessidade de Insumos e Fertilizantes;
  • ter recursos de outros empreendimentos e alocar na Fazenda, com pagamento posterior (capital próprio).

A principal ferramenta de auxílio à saúde financeira da fazenda é o ORÇAMENTO FINANCEIRO.

Quando falamos em Orçamento Financeiro, estamos falando de FLUXO DE CAIXA, ou seja, a data em que efetivamente os recursos de venda entrarão na conta bancária da fazenda e a data em que serão efetivamente desembolsados os pagamentos.

O QUE É FLUXO DE CAIXA?

Fluxo de Caixa na propriedade rural é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da fazenda, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Para um fluxo de caixa correto é preciso garantir registros detalhados de ganhos e gastos, sempre atualizado e sem negligência.

Ele é uma ferramenta que controla todos os recebimentos e pagamentos em um determinado período de tempo, com o objetivo de manter o saldo positivo e garantir a gestão a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, ao comprar máquinas e equipamentos, ao construir instalações rurais ou benfeitorias, ao comprar insumos, venda de safra ou aluguéis, registre todas as transações financeiras no seu fluxo de caixa.

Saiba mais sobre fluxo de caixa aqui.

OBJETIVOS DO ORÇAMENTO DA FAZENDA

O orçamento da fazenda tem como objetivo básico a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, com o objetivo de avaliar a necessidade de captar empréstimos, ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a fazenda.

Em resumo, o Orçamento auxilia o produtor a Planejar e Visualizar a situação financeira da fazenda e a Tomar medidas de acordo com a perspectiva da fazenda.

Outros objetivos são:

  • facilitar a análise e o cálculo na seleção das linhas de crédito junto às instituições financeiras;
  • programar os ingressos e desembolsos de caixa, permitindo determinar o período em que deverá ocorrer carência de recursos, havendo tempo suficiente para as medidas necessárias;
  • permitir o planejamento dos desembolsos de acordo com as disponibilidades de caixa, evitando-se o acúmulo de compromissos vultosos em épocas de pouco encaixe;
  • determinar quanto de recursos próprios a fazenda dispõe em dado período, e aplicá-los da forma mais rentável possível;
  • proporcionar o intercâmbio dos diversos departamentos da fazenda com a área financeira;
  • desenvolver o uso eficiente e racional do disponível;
  • financiar as necessidades sazonais ou cíclicas da fazenda;
  • providenciar recursos para atender aos projetos de implantação, expansão, modernização ou relocalização industrial e/ou comercial.
  • fixar o nível de caixa, em termos de capital de giro;
  • auxiliar na análise dos valores a receber e estoques, para que se possa julgar a conveniência em aplicar nestes itens ou não;
  • verificar a possibilidade de aplicar possíveis excedentes de caixa;
  • estudar um programa de empréstimos e financiamentos.

TECNOLOGIA NA GESTÃO E PLANEJAMENTO DA FAZENDA

Sistemas conectados e inteligentes ajudam você a acompanhar os indicadores mais importantes para gestão da sua fazenda e fornece uma visão exata de onde você está, para que você possa tomar as medidas certas para alcançar seus objetivos. Conhecendo o seu ambiente interno, você estará muito mais preparado para enfrentar as dificuldades e as crises.

Com o Agroslim você planeja todas as suas despesas e receitas mês a mês e acompanha tudo o que está sendo realizado. Permite gerenciar o cronograma de atividades e sua execução (previsto X realizado), observando estoques e insumos aplicados em cada talhão.

O Agroslim permite que você saiba seus fluxos de caixa e saiba exatamente como está sua saúde financeira. Te auxilia nas tomadas de decisões assertivas, tendo sempre o controle de tudo que envolve a sua safra, desde o planejamento até a venda do seu produto e, tudo isso, na palma da sua mão.

Entre em contato agora e faça sua Gestão Financeira de forma rápida e visual!

 

Comente o que achou: