BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

COLHEITA DE CAFÉ: PLANEJAMENTO, PREPARATIVOS E PROCEDIMENTOS

O planejamento para colheita de café consiste em verificar e organizar tudo que será necessário para essa etapa, a fim de evitar atrasos e prejuízos.

Um planejamento bem feito, pode garantir a colheita de um café de qualidade e melhor preço pago pelo mercado.

A colheita da safra 2020 se aproxima, então é hora de contar com o planejamento e ficar atento aos preparativos e procedimentos envolvidos nessa etapa.

Continue a leitura e veja cada item para ser providenciado durante o planejamento que antecede a colheita.

PREPARATIVOS

O início da colheita de café varia de acordo com a região, mas em média, a colheita é feita sete meses após a floração.

A fase de colheita é de suma importância no gerenciamento da atividade cafeeira, por isso os preparativos precisam ser feitos com excelência.

Essa etapa de planejamento consiste em fazer:

  • levantamento de recursos materiais e financeiros;
  • revisão da infraestrutura e maquinários para o processamento do café;
  • levantamento da necessidade de mão-de-obra e o preparo da lavoura para a colheita.

Entre todas as etapas que compõem a produção do café, a colheita é responsável por grande parte dos custos é o planejamento que ajuda a prever esses custos e todas as demandas.

PROCEDIMENTOS

Cada propriedade apresenta diferentes necessidades e problemas, sejam elas financeiras, com mão-de-obra ou com equipamentos. Para que isso não venha prejudicar a colheita, é importante se adequar com o que tem e procurar fazer o melhor possível.

Assim como o planejamento, o orçamento financeiro auxilia o produtor a planejar e visualizar a situação financeira da fazenda, com o objetivo de avaliar as entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período.

Acompanhe cada item a seguir e veja tudo que é necessário planejar para a colheita do café:

Fazer o planejamento financeiro

Calcular o custo de utilização de mão de obra e máquinas na colheita manual, semi-mecanizada e mecanizada conforme cada talhão;

Providenciar materiais

Providenciar a aquisição de escadas, panos, peneiras, sacarias, balaios e rastelos conforme o sistema de colheita manual;

Conferir o maquinário

Conferir as condições dos tratores, colhedoras, implementos e equipamentos agilizando os devidos reparos;

Cuidar das instalações

Quando se aproxima a colheita, as inspeções dos recursos e instalações necessárias devem ser feitas para garantir reparos e consertos do que for preciso. Tulhas, lavador-separador, terreiro e secador devem estar prontos para receber o café.

Verificar o terreiro

O terreiro, que ao longo do ano pode ter sido utilizado para outras finalidades, nesta época, deve estar disponível exclusivamente para secagem do café. Caso seja preciso reforme o terreiro para eliminar gretas e rachaduras.

Fazer arruação ou limpeza

Verifique a necessidade de fazer uma limpeza próxima ou sob a saia do cafeeiro com rastelo ou rodo de madeira, arruadores ou sopradores mecânicos.

CUIDADOS NA COLHEITA E PÓS COLHEITA

Os cuidados na colheita e pós-colheita do café interferem na manutenção da qualidade dos frutos, ou seja, é nessas duas etapas que o produtor precisa se atentar às recomendações técnicas para evitar a depreciação do seu produto.

Método de colheita

O método de colheita é um fator importante para obtenção de um café de qualidade, pois, os procedimentos adotados nesta etapa final podem influenciar na qualidade dos grãos colhidos.

Manual – pode ser realizada por meio da coleta seletiva dos frutos maduros, também chamada de catação a dedo ou por meio da derriça total dos frutos, ambas podem ser realizadas sobre o pano de colheita ou peneira.

Semimecanizada – utiliza-se neste processo mecanismos derriçadores portáteis ou tracionadas, desprovidas de recolhedores.

Mecanizada – realizada por meio de máquinas colhedoras completas automotrizes ou tracionadas por trator

Armazenar corretamente

 O café produzido pode ser armazenado tanto na propriedade quanto em armazém especializado. Na propriedade deve ser armazenado preferencialmente café não beneficiado, por motivos de segurança e manutenção da qualidade, sendo que o café em coco tem a qualidade melhor preservada que o descascado.

Preocupar-se com o Beneficiamento

A máquina de beneficiar o café deve ser regulada antes de ser usada, a fim de se evitar a quebra de grãos, a saída de grãos junto com a palha ou a saída de palha junto com os grãos. É importante o café descansar nas tulhas antes do beneficiamento, após a seca para melhorar a uniformidade da secagem

Vale ressaltar que o momento ideal de colheita ocorre quando há baixa percentagem de frutos verdes, menos que 20% dos frutos.

Ainda que o produtor pratique o processamento do café por meio da lavagem e separação dos frutos, a colheita fora de época adequada acarretará em menor quantidade de frutos maduros. Ou seja, menos frutos com potencial de formar uma bebida de boa qualidade.

SISTEMA DE GESTÃO PARA FAZENDA

Contar com a utilização de tecnologias para o gerenciamento no campo pode proporcionar menores custos, maior produtividade e, principalmente, produtos com alta qualidade.

Segundo o Manual do Café produzido por extensionistas da Emater-MG, está comprovado que o uso de tecnologias adequadas torna a atividade competitiva e sustentável, além de garantir a oferta de produtos de qualidade aos consumidores e, como consequência, a geração de melhores condições de vida para agricultores.

A cafeicultura deve ser conduzida como uma atividade empresarial, levando-se em consideração os princípios fundamentais de aumento de produtividade, redução dos custos e melhoria da qualidade.

O planejamento é sempre o melhor caminho para obter uma safra lucrativa, então conheça o AGROSLIM, um sistema de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados.

Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.

 

 

Comente o que achou: