Para saber: O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Com o que fazer? É preciso Preparo e Planejamento no gerenciamento de máquinas agrícolas.
A gestão agrícola responde essas questões, pois faz parte dos processos de produção, desde o manejo do solo e plantio, aplicação de insumos, colheita até a venda do produto final.
As máquinas e implementos agrícolas, também estão presentes nestes processos de produção e por isso, precisam de um gerenciamento eficaz, além de serem ativos que representam um grande investimento para o produtor.
Assim, preparamos um planejamento para organizar as operações de manutenção e aproveitamento das máquinas e implementos agrícolas e otimizar seu rendimento operacional evitando gastos desnecessários. Continue a leitura e saiba mais!
GESTÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Preparo e planejamento é um dos passos da gestão para alcançar seu objetivo, ou seja, conseguir alta produtividade e lucro. Dimensionar uma máquina ou um implemento agrícola, conforme a necessidade existente na propriedade e detalhar as operações a serem executadas faz parte da gestão agrícola eficiente.
Máquinas paradas ou quebradas custam muito caro, sendo assim, aposte no planejamento para evitar esses danos.
A gestão agrícola torna-se mais eficiente quando realizada através de um planejamento, que organiza e distribui os recursos disponíveis no tempo certo da atividade.
Contar com um roteiro para execução das atividades agrícolas e mapear a área a ser trabalhada garante a logística das operações com tratores, implementos e operadores.
Neste roteiro deve constar a área a ser trabalhada, a época do ano que são demandados os serviços e quais atividades serão desenvolvidas.
Através deste planejamento é possível organizar as operações de manutenção, e treinamento. Serve ainda como base para melhorar o aproveitamento das máquinas, pois as mesmas podem estar sendo exigidas de forma demasiada em determinados períodos e consequentemente, subutilizadas em outros.
OPERAÇÕES DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
As etapas de produção de uma lavoura exigem diversas intervenções no seu manejo sendo normalmente realizadas por máquinas e implementos agrícolas. Sendo assim, esses devem estar disponível, revisado e abastecido para exercer sua função no tempo certo para cada atividade.
Dentre as principais atividades das máquinas e implementos, destacam-se:
- Pulverizações, com aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas;
- Operações de semeadura, para a implantação da cultura;
- Colheita;
- e Transporte dos grãos.
Para o melhor desempenho de cada uma destas atividade, o planejamento do ritmo operacional se fez necessário.
O que contribui para acelerar o desgaste e aumentar o custo da máquina durante uma operação deve ser evitado, que é o uso intensivo e sem revisão, peças sem qualidade durante a manutenção e o uso inapropriado pelo operador.
INVENTÁRIO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS E EQUIPAMENTOS
Faz parte da gestão da fazenda manter atualizado o inventário dos recursos disponíveis, inclusive das máquinas e dos equipamentos agrícolas, com o objetivo de analisar, ajustar e contabilizar as quantidades.
Nele deve conter informações como o tipo da máquina, o ano de fabricação, o valor de aquisição e o valor final, com base na estimativa da sua vida útil, informações fundamentais que auxiliam no desenvolvimento do planejamento.
CUSTOS DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Os tratores e implementos agrícolas geram custos de utilização: o custo fixo e o custo variável.
- Custo Fixo: refere-se à aquisição da máquina e existe mesmo que a máquina não esteja sendo utilizada, são os custos como depreciação do bem, juros e encargos, seguros e espaço físico para o armazenamento da máquina.
- Custos Variáveis: são as despesas com combustível, lubrificantes, pneus, reparos ou substituição de peças, filtros, graxa, dentre outros custos, que são geradas pelo uso sistemático da máquina ou implemento.
A relação custo benefício do investimento é a soma dos custos fixos e variáveis, que representam o custo total da máquina ou implemento. Nesta etapa de planejamento é possível analisar se vale a pena um possível investimento em uma nova máquina ou implemento agrícola.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Os equipamentos e implementos agrícolas precisam estar disponíveis na hora certa para realização das atividades na fazenda. A manutenção e regulagem deve estar em dia para o sucesso da produtividade.
A manutenção preventiva dos equipamentos é sempre a mais indicada, utilizada como uma forma de prevenir danos e atrasos no meio de uma operação, além disso, é mais econômica.
O operador deve estar a tento a:
- Temperatura além do intervalo;
- Rotação do motor;
- Indicador de restrição de passagem de ar;
- Falta de lubrificação;
- Nível de combustível.
- Nível de fluidos (cárter, transmissão, radiador etc.);
- Pressão e estado de conservação dos pneus;
- Filtros de ar;
- Pontos de engraxe;
- Sistemas elétricos (partida, luzes etc);
Para otimizar os gastos é preciso controle não só do gestor, mas de toda equipe envolvida.
TECNOLOGIA COMO AGROSLIM PARA GESTÃO
Agroslim chegou para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor.
Alguns benefícios da utilização de um sistema de gestão como Agroslim:
- redução nos erros de lançamento;
- acesso a todos os dados;
- facilidade de cálculos;
- leitura imediata do inventário;
- disponibilidade de dados para o planejamento;
- controle dos custos de suas máquinas.
- lançamentos ágeis para informar a atividade, os equipamentos, o operador e seus insumos.
Dessa forma, fica muito fácil calcular os custos de produção, assim, como o preço unitário do produto.
Não esqueça de se planejar em todos os aspectos importantes, leia mais sobre Preparo e Planejamento.
Sendo assim, o ideal é adquirir um software de gestão agrícola que te ajude a gerenciar sua propriedade rural. Para saber mais, visite nosso site!