Preparo e planejamento para comprar produtos agrícolas é um dos passos da gestão para alcançar seu objetivo, ou seja, conseguir alta produtividade e lucro.
Porém, sem a gestão de compras de produtos agrícolas a margem de lucro fica cada vez menor.
Pensando nisso, preparamos para um passo a passo de como planejar as compras, escolher fornecedores e controlar o estoque para aumenta a rentabilidade e a sustentabilidade da fazenda. Continue a leitura e saiba mais!
COMO PLANEJAR AS COMPRAS PARA REDUZIR O CUSTO DOS INSUMOS AGRÍCOLAS
Cada propriedade rural, tem suas características, mas todas têm em comum o desejo e a necessidade de produzir mais e melhor.
Planejar as compras, portanto é o caminho para reduzir o custo dos insumos agrícolas e garantir sucesso na produtividade.
Segundo a ANDAV (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), uma das maiores preocupações de produtores é a oferta de crédito, principalmente quanto à distribuição de insumos.
O valor investido na compra de produtos agrícolas representa o maior custo da produção na safra, por isso, merece todo preparo e planejamento.
Para reduzir o custo dos insumos agrícolas e necessário:
- Comprar pela melhor relação custo x benefício;
- Não atrasar a decisão de compra para não ficar refém do prazo de entrega;
- Fazer cotação com o maior número possível de fornecedores;
- Utilizar táticas de negociação;
- Manter atualizado o histórico de compras por produto/fornecedor;
- Controlar o estoque.
Para algumas pessoas, esse planejamento é coisa de outro mundo, mas não precisa ser assim, pois hoje a tecnologia está a nosso favor.
Softwares e aplicativos como o AGROSLIM permitem uma ampla visão do estoque e garante uma gestão eficiente.
GESTÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
A gestão de produtos agrícolas tem o objetivo de determinar:
- QUANDO (momento de realização de compras);
- QUANTO (quantidade a ser comprada);
Isso mesmo, a gestão de produtos agrícolas, quando bem-feita, aponta quando e quanto comprar os insumos, repor o estoque, analisar e comparar os preços, além de cuidar da relação com os fornecedores.
Faz parte da gestão de produtos agrícolas manter atualizado o inventário dos insumos e controlar o estoque da fazenda, ou seja, contar os materiais, com o objetivo de analisar, ajustar e contabilizar as quantidades.
A organização é um ponto positivo no controle de estoques, pois evita o acúmulo de produtos ou a falta deles.
Quando você faz a escolha dos insumos adequados, com base em um planejamento estratégico, economiza dinheiro e portanto, garante o lucro na venda do produto.
RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES
Construir um bom relacionamento com fornecedores pode facilitar a negociação e garantir os produtos no momento certo, além de assistência técnica.
Permite também acertar preços, prazos e formas de pagamento.
Mas não se prenda somente ao relacionamento, pesquise sempre os melhores fornecedores e compare informações como:
- preço do produto;
- prazos e juros;
- custos do frete;
- quantidades mínimas;
- flexibilidade oferecida.
Outro ponto que deve ser avaliado na compra de insumos é a reputação dos fornecedores. Deve-se pesquisar sobre as empresas das quais você deseja comprar para verificar se elas realmente têm qualidade.
COMO CONTROLAR O ESTOQUE
A fazenda precisa de recursos financeiros para adquirir insumos e meios de produção, tais como sementes, fertilizantes, herbicidas, inseticidas, máquinas e equipamentos, instalações e edifícios e mão de obra contratada.
Outro fator fundamental que a fazenda precisa é uma gestão eficiente de compras, consequentemente, um bom controle de estoque.
A falta de produtos, os erros no controle de insumos e fertilizantes e a ocorrência de custos extras são problemas que podem ser evitados com a gestão de estoque na fazenda.
As entrada e saída de produtos da fazenda deve ser registrada, informando a quantidade, a data e para onde foi encaminhado.
Com isso, as etapas do processo de estocagem geralmente obedecerão à seguinte sequência:
- compra de insumos e demais produtos;
- chegada dos itens;
- conferência dos dados para registro de estrada;
- estocagem propriamente dita;
- requisição do produto por parte de funcionários ou setores;
- saída do produto e o seu respectivo registro;
- apropriação dos custos.
Com esses dados sempre atualizados e organizados, fica muito mais fácil estimar os custos de produção, evitar riscos relacionados a produtos vencidos e prevenir o desperdício.
TECNOLOGIA COMO AGROSLIM PARA GESTÃO DE ESTOQUE EFICIENTE
Agroslim chegou para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor.
Alguns benefícios da utilização de um sistema de gestão de estoque como Agroslim são:
- redução nos erros de lançamento;
- acesso a todos os dados;
- facilidade de cálculos;
- leitura imediata do inventário;
- disponibilidade de dados para o planejamento;
- controle dos custos de insumos na produção.
Dessa forma, por meio da sua utilização, fica muito fácil calcular os custos de produção, assim como o preço unitário do produto.
Quando o assunto é administração do estoque, ficou claro que o uso de software é capaz de deixar o trabalho na fazenda mais simples, além disso, permite tomadas de decisão rápidas e eficazes.
Sendo assim, o ideal é adquirir um software de gestão agrícola que te ajude a gerenciar sua propriedade rural. Para saber mais, visite nosso site!