BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

RH NAS LAVOURAS: COMO MELHORAR A LIDERANÇA E TER PESSOAS COMPROMETIDAS NA FAZENDA

O RH (recursos humanos) nas lavouras é responsável por boa parte das práticas e estratégias que visam melhoria na fazenda e entre os funcionários. O setor de RH está em constante exposição, recebendo cobranças de todos os lados, por isso precisa ser profissionalizado, para trazer mais produtividade e eficiência ao setor.

A gestão de recursos humanos na fazenda ainda permanece como um dos grandes gargalos ao processo de profissionalização do agro pensando nisso, mostramos o porquê vale a pena investir em capital humano, qual a importância do RH e as vantagens que agrega na fazenda. Confira:

INVESTIR EM CAPITAL HUMANO VALE MUITO

Atualmente, todos os produtores e técnicos rurais conhecem termos como: planejamento, custos de produção, índices de produtividade, dentre outros que foram introduzidos nas propriedades rurais por profissionais do agro.

Precisam conhecer e valorizar agora a área de recursos humanos, que está relacionada a todas as pessoas que ingressam, permanecem ou participam da fazenda e que promovem seu funcionamento, independentemente de posições, cargos ou tarefas.

O investimento em capital humano vale muito, além de apresentar uma elevada taxa de retorno, viabiliza todo o processo de produção, por ser fonte principal desse processo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO RH NAS FAZENDAS

A gestão de recursos humanos na empresa rural é responsável por legalizar a contratação de mão de obra, assim evitar trabalhos irregulares, multas e autuações e ainda, promover uma boa liderança.

Por gerenciar todas às pessoas que integram a equipe da fazenda, o RH responde às demandas de qualificação, compromisso e resultados e tudo isso reflete no desempenho dos funcionários.

A área abrange duas grandes preocupações:

  • A atração e retenção de profissionais qualificados para o desempenho das atividades exigidas no agronegócio;
  • Atender às exigências legais e sociais previstas na Consolidação das leis do Trabalho (CLT) e demais regulamentações de categorias específicas ao agronegócio e da previdência social.

Os trabalhadores rurais, em geral, apresentam um grau de instrução bastante baixo. São prestativos, mas não sabe tomar medidas que dependam de muita iniciativa. O produtor rural deverá tomar certos cuidados como, por exemplo, escolher os melhores funcionários para cada tarefa, de acordo com as capacidades individuais. Assim, contar com profissionais do RH facilitam esses processos.

QUAIS OS DESAFIOS DO RH NAS LAVOURAS

Atualmente, a agricultura é um negócio altamente viável e motivo de orgulho. Entretanto, para que as atividades agrícolas se desenvolvam são necessárias pessoas com conhecimento e sabedoria para manejar adequadamente as lavouras, bem como, para utilizar com responsabilidade os recursos naturais.

A alta rotatividade dos colaboradores é um problema sério em qualquer fazenda, pois se gasta muito tempo e dinheiro, com treinamentos e com a adaptação do colaborador à cultura organizacional.

Quando este colaborador vai embora da empresa rural, todo esse investimento vai embora também, e é preciso começar do zero com um novo colaborador.

Ao conversar com proprietários rurais é comum ouvirmos queixas sobre mão de obra como:

  • “mexer com roça é fácil, difícil é bom funcionário”
  • “é difícil de mais lidar com o povo”
  • “não tem gente querendo trabalhar”
  • “as pessoas não sabem trabalhar direito”

Estas reclamações nos levam a refletir sobre a importância do RH nas lavouras para treinar e qualificar os trabalhadores conforme a necessidade de mão de obra.

Desta maneira, considerar as pessoas como recursos e cuidar para sua manutenção, renovação e desenvolvimento é fundamental para a fazenda.

Líderes que percebem isto e adotam uma postura diferenciada na maneira de conduzir e gerenciar a fazenda passam a gerar resultados técnicos, financeiros e econômicos, com menor rotatividade de pessoas e maior satisfação dos membros das equipes de trabalho. Ou seja, aprendem a melhorar a liderança e ter pessoas mais comprometidas na fazenda.

ATRIBUIÇÕES DO RH NAS FAZENDAS

O RH tem como responsabilidade gerenciar os colaboradores. Desta forma, este é o setor encarregado, entre outras atividades, pela possível captação de pessoas para trabalhar.

É responsável pelo planejamento de pessoal, seleção, contratação e distribuição destes na fazenda. É ainda responsável pela legalização, controle de pessoal, administração de salários, treinamento e desenvolvimento da qualidade da mão de obra.

A gestão de recursos humanos tem ainda outras atribuições importantes, como:

  • Determinar as políticas da área de Recursos Humanos;
  • Estabelecimento dos planos de carreiras;
  • Avaliação de desempenho dos colaboradores;
  • Melhorias no clima organizacional;
  • Verificação do comportamento;
  • Grau de desenvolvimento de equipe;
  • Motivação dos colaboradores.

VANTAGENS PARA FAZENDA

Certamente, muitas das dificuldades dos agricultores poderiam ser sanadas pelo RH nas lavouras.

A rotatividade nas empresas implica em maiores custos de produção, menor lucratividade e cultura organizacional. Uma vez que, colaboradores mal treinados e desmotivamos são fonte de ineficiência e estão propensos a errar mais frequentemente.

Por exemplo, operadores de máquinas agrícolas pesadas que não foram treinados adequadamente, podem demorar mais para realizar as atividades, o que implica em gastos desnecessários com combustíveis e horas de trabalho.

Assim o RH pode trazer grandes vantagens para a fazenda como:

  • Orientar: diz respeito ao ajustamento dos novos colaboradores a cultura organizacional.
  • Explicar o cargo: significa descrever para o colaborador qual será a sua função e as responsabilidades para ocupar aquele cargo.
  • Avaliar o desempenho: conseguirá mensurar e acompanhar o desempenho do funcionário.
  • Observar: redução da produtividade e/ou da qualidade dos serviços prestados pelo colaborador.
  • Analisar: elevação no número de acidentes, acidentes recorrentes ou desrespeito às normas de segurança do trabalho.
  • Mensurar: o número de reclamações de cliente e/ou colaboradores.

Além dessas vantagens o RH ativo na fazenda, acompanhando as atividades consegue prever a necessidade de:

  • Aquisição de novas máquinas e/ou implementos.
  • Alteração das atividades relacionadas a posição do colaborador.

Desta forma, a capacitação inicial dos gestores para a identificação da necessidade de desenvolvimento de pessoas é fundamental para a gestão de recursos humanos.

SISTEMA DE GESTÃO DE FAZENDA

De acordo com as notícias sobre o agro, apesar da pandemia do novo coronavírus, o PIB do setor agropecuário brasileiro deve ter alta de 2,5% em 2020. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do IBGE.

Contar com a utilização de tecnologias para o gerenciamento no campo auxilia o RH da fazenda e proporciona menores custos, maior produtividade e, principalmente, produtos com alta qualidade.

Para ter informações rápidas em qualquer local, você precisa ter acesso a tecnologias que permitam, que os dados estejam em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.

Conheça o AGROSLIM, um software de gestão de fazendas desenvolvido para trabalhar lado a lado com o produtor, multiplicando forças e resultados.

Temos tudo que você precisa para transformar a gestão da sua fazenda, entre em contato.

 

 

 

 

 

Comente o que achou: