BLOG

SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG

SUCESSÃO FAMILIAR: A FAZENDA EM BOAS MÃOS

É natural que o dono de todo empreendimento, assim como o proprietário rural, queira deixar aquilo que construiu em boas mãos. Então, chega um momento no qual precisa refletir sobre o futuro da fazenda.

A questão é que, nem sempre a combinação família e negócios é tranquila e geralmente misturar, sentimentos, poder e dinheiro geram conflitos que mal administrados podem comprometer o futuro da fazenda.

Para garantir o futuro da fazenda em boas mãos, veja neste artigo a importância do planejamento de sucessão familiar, conheça os maiores problema enfrentados e 4 dicas para uma sucessão familiar bem resolvida. Boa leitura!

SUCESSÃO FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO

A estrutura de empresa familiar é muito comum no agronegócio. A maioria das propriedades rurais são familiares, ou seja, pertencem a pais e filhos, ou irmãos.

De acordo com a Pesquisa Global de Negócio Familiares da PwC, apenas 12% das empresas chegam a terceira geração e apenas 3% passam da quarta geração.

Isso porque, uma boa parte das empresas familiares não possui um planejamento sucessório, ou seja, correm o sério risco de serem pegas desprevenidas e não saberem como agir em momentos de incertezas.

Receber a fazenda como herança, após a ausência de um familiar é um momento doloroso, que sem planejamento prévio pode acabar com o sonho da sucessão.

 

O QUE AVALIAR EM UM PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

O planejamento sucessório deve acontecer por partes, com os herdeiros diretamente envolvidos e participando das decisões.

Para manter a tradição familiar, portanto, é preciso que o herdeiro cultive, além das terras, a paixão pelo negócio, além da competência técnica necessária para administrar o negócio.

Muitos responsáveis optam por afastar-se dos negócios da família, devido à idade, em outras palavras, decidem passar aos filhos a responsabilidade de continuar o legado.

E para facilitar a posição dos herdeiros e diminuir ou evitar os custos de um futuro inventário, ainda em vida deixam tudo resolvido.

sucessão patrimonial em vida pode ser realizada diretamente no cartório, com a doação pura e simples dos bens para os nomes dos filhos, com pagamento dos devidos impostos.

As sucessões com os pais vivos permitem ainda melhor planejamento de todo o processo sucessório, garantindo mais tempo para aprendizado e preparo.

 

DE PAI PARA FILHO: PROBLEMAS ENFRENTADOS NA SUCESSÃO FAMILIAR

Os questionamentos de “como devo preparar meus herdeiros…” vai além dos assuntos em torno da sucessão, pois trata também do preparo dos herdeiros. Veja alguns problemas enfrentados na sucessão familiar:

Falta de interesse: a maioria dos jovens geralmente tem a intenção de deixar o campo e seguir outra carreira.

Despreparo do sucessor: alguns herdeiros não apresentam o perfil empreendedor necessário para tomar as decisões corretas, ou não possuem o conhecimento necessário para administrar a propriedade.

Iniciar a sucessão devido ao falecimento do responsável: a morte é a maior certeza dos seres humanos, porém a falta de planejamento para essa questão pode prejudicar os negócios.

Uma sucessão familiar bem-sucedida é o resultado de um bom planejamento feito com antecedência. Esse processo leva tempo e dedicação, além da determinação em fazer acontecer.

 

4 DICAS PARA UMA SUCESSÃO FAMILIAR BEM RESOLVIDA

Vimos que a sucessão familiar não é algo simples de ser feito, que relacionamento familiar, emoções e dinheiro aumentam as dificuldades. Para que a sucessão familiar seja menos complicada, leia as dicas que preparamos:

  1. Tenha um plano sucessório familiar: o quanto antes começar a planejar o futuro da fazenda, mais preparados estarão para administrar e gerir a propriedade.
  1. Conserve a participação da família: ter um consenso familiar facilita todo o processo de transição e deixa todos, melhor preparados para a mudança, quando ela for necessária.
  1. Avalie a aptidão do sucessor: converse e informe-se sobre a intenção dos envolvidos, veja se desejam tocar os negócios da família ou se almejam outras ocupações, além de verificar se possuem conhecimento necessário.
  1. Capacite o sucessor: é preciso conhecer os processos e as ferramentas envolvidas na administração da fazenda, quanto melhor preparado o futuro gestor, mais chance de prosperidade.

A sucessão familiar não é simplesmente passar o bastão, por isso, a necessidade de planejar o futuro dos negócios e garantir que a fazenda esteja em boas mãos.

 

TECNOLOGIAS QUE FACILITAM A SUCESSÃO

 A agricultura passa por profundas transformações que ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. A tecnológica contribui para a evolução do setor, diminui a distância entre o campo e a cidade, além de aproximar o jovem ao campo.

uso de novas tecnologias no campo é um atrativo para que os jovens aproveitem a sucessão familiar. Os jovens conseguem acompanhar com mais facilidade as inovações tecnológicas e aplicá-las na gestão da fazenda contribui para a gestão da fazenda.

Não importa o tamanho da propriedade, ao investir em sistemas de gestão, todos os processos operacionais serão otimizados, contarão com mais agilidade, segurança e terão um custo de execução menor, aumentando a lucratividade.

O AGROSLIM apresenta a TECNOLOGIA certa para o sucesso do agronegócio.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e tenha uma gestão completa de sua propriedade.

 

 

 

 

 

 

Comente o que achou: